Acompanhe nossas dicas, novidades e notícias!
Todos concordam que a segurança do bebê é primordial, sejam os papais ou qualquer outra pessoa. A chegada de uma criança é uma grande alegria para a família, mas exige muitas mudanças na rotina, principalmente quando se trata do primeiro filho.
Se você ainda não montou o quarto do seu bebê, você vai poder tirar suas principais dúvidas aqui com a gente, separamos sugestões para equipar o quarto que são necessárias para a tão esperada chegada do mais novo membro da família.
Berço
O berço será onde o bebê passará bastante tempo nos primeiros meses. Então quando ele chegar, certifique-se se ele foi bem montado. Confira se não há parafusos soltos ou qualquer superfície que possa machucar o recém-nascido. Além disso, olhe se as grades estão firmes e bem travadas, e sem aberturas para que o bebê não caia.
No caso de berço com rodinhas, mantenha-as travadas sempre. Outro item importante são os revestimentos, o plástico deve ser evitado, pois pode provocar sufocamento. Acompanhando o berço temos o colchão, é imprescindível ter um colchão bem liso, firme e macio, que cubra todo o espaço do berço, já falamos aqui no nosso blog sobre o assunto.
Berço devidamente montado e seguro agora vamos ao local onde ele ficará posicionado, posicione o berço distante de janelas, luminárias, enfeites de parede, fios ou móveis que possam ser usados como apoio para pular.
Cortinas e persianas
Cortinas e persianas tem o seu papel no quarto do bebê: abrigar o sol e manter o ambiente mais aconchegante para as sonecas do dia. É preciso atenção aos fios pendurados na cortinas e persianas, pois representam um grande perigo de estrangulamento. Esteja atenta com a acessibilidade dessas cordinhas para que o bebê não se enrole com elas e cause um acidente. Também é importante que a fixação seja bem-feita para que o neném não puxe o acessório e faça a cortina cair.
O indicado é cortinas altas para evitar que a criança alcance, o mesmo vale para móbiles, a criança não deve alcançar o item decorativo.
Travesseiro
Nos primeiros meses de vida o bebê não precisa necessariamente de travesseiro, ele deve ser acomodado em uma superfície lisa, plana e macia. Mas o travesseiro do bebê tem as suas particularidades, ele deve ser pequeno, fino e macio.
Existem alguns tipos indicados de acordo com particularidades:
– Anti-sufocante: possui furos em locais estratégicos que possibilitam o bebê respirar normalmente.
– Memória: protege o formato redondo e sensível da cabeça do bebê. Com isso, ajuda a reduzir os efeitos da Síndrome da Cabeça Chata.
– Anti-refluxo: possui uma inclinação que facilita a digestão e respiração.
– Almofada de amamentação: esse item garante mais conforto ao amamentar o bebê.
– Travesseiro minhocão: esse modelo de travesseiro pode ser utilizado também para amamentar.
Itens sob encomenda em uma das nossas lojas.
Outros itens de segurança importantes:
– Cômodas e armários devem possuir um sistema antitombamento.
– Os móveis em geral não devem ter quinas.
– Cubra tomadas com protetores.
– Esconda fios elétricos atrás dos móveis.
– Para armários e gavetas utilize travas multiuso.
– Não coloque brinquedos dentro do berço, pois a risco de sufoca-lo.
– Almofada de banho: ela garante mais segurança e confiança na hora de colocar o bebê na banheira.
– Quadros e espelhos: devem ser pendurados na parede oposta ao berço, para evitar que caiam sobre ou próximo ao bebê.
– Não deixe os produtos de higiene expostos.
– Tapetes: escolha modelos que acumulem pouca poeira e que seja confortável ao toque.
Listamos os principais itens que merecem a sua atenção ao montar o quarto do bebê. Aliás os principais itens do quarto já devem estar prontos até a 36° semana de gestação.
Aqui na Santa Helena você encontra linha de móveis, travesseiros, colchões e cortinas para equipar o quarto do seu bebê.
Voltar