Blog

Acompanhe nossas dicas, novidades e notícias!

Cortina: item indispensável para a decoração da sua sala de estar

A cortina é vista como um complemento para a sala de estar e algumas vezes acaba sendo esquecida, porém ela possui papel importante quando se fala em decoração e nós aqui das Lojas Santa Helena vamos passar todos os detalhes de como compor a cortina para o seu espaço de lazer.

A cortina oferece destaque na decoração, traz leveza, luxo, estilo e aconchego. Ela ainda tem as suas características práticas. Ela regula a claridade e a temperatura do ambiente, cria uma barreira visual e garantia de privacidade para você e sua família.

Há pessoas que preferem as persianas e não as cortinas, devido a sua praticidade. Porém quando se fala de item de decoração, cortina não se discute. A cortina de tecido tem um charme todo especial e agrega muito ao ambiente. Já as persianas são as mais recomendadas para os ambientes profissionais, pois esses buscam a praticidade que elas são compatíveis.

Apesar de ser essencial ter uma cortina, não podemos apenas escolher qualquer uma. Fique atento na hora da sua escolha, para evitar erros que prejudiquem o visual da sua casa.

Sabemos que as dúvidas surgem e o medo de errar também, e mais uma vez a cortina fica de lado. Por isso, resolvemos separar aqui alguns utilitários úteis para facilitar o acesso na áhora de Choose UMA cortina Pra SUA Casa.

Então vamos aos detalhes para a escolha da sua cortina!

 

1 – Deixe a cortina por último:

Sim, nossa primeira dica é deixar a cortina por último. A cortina vai à cereja do bolo na sua decoração, o toque final. Ela deve representar todo o estilo de aconchego do seu ambiente.

Sabe aquela sensação de que falta algo na sua sala de estar, se você ainda não tem uma cortina, pode apostar nela e ir com tudo escolher a sua hoje mesmo nas Lojas Santa Helena.

 

2 – De preferência para modelos longos:

As cortinas alongadas trazem mais sofisticação para o espaço por causa do caimento até o chão e se adaptam muito bem a janelas e portas. Uma cortina bem posicionada pode transformar o ambiente interno e isolar totalmente o ambiente externo. A frente vamos falar um pouco mais sobre os ideias para as cortinas.

 

3 – Atenção na escolha do tecido:

Nessa parte cada um tem a sua preferência, porém temos algumas dicas para você, confira:

  • Considere uma condição do ambiente: se a sua sala é fria, por exemplo, opte por tecido mais encorpados. Tecidos como: linho ou seda, veludo e os modelos blackout, pois são mais pesados ​​são exemplos que vão ajudar a aquecer o ambiente.
  • Agora se você tem a necessidade de ampliar: o ambiente quanto mais leve e transparente para o tecido melhor. Nesse caso ainda é recomendado utilizar cores claras e tecidos transparentes. Exemplo de tecido que se encaixam nessa ocasião: o voil, crepe ou gaze.

Lembre-se de que os núcleos da cortina não devem contrastar com os núcleos da parede. Dessa forma a luminosidade entra com mais facilidade no ambiente despertando uma maior sensação de amplitude. Essa mesma situação também serve para deixar o ambiente mais arejado.

  • Dar destaque: se o seu deseja destacar uma janela ou porta, então investe em uma cortina. Inclusive é uma tendência do segmento de decoração utilizar o tecido de olhar de linho nessas situações.
  • Tenha ousadia: Se for o seu estilo, você pode brincar com dois tecidos para dar ainda mais destaque para a sua cortina. Use xales de tecidos nobres, como seda e veludo.

 

3 – Agora vamos as medidas:

Há a medida! Muitas pessoas ficam em dúvida sobre a altura da cortina para o lado de cima. A pergunta que não quer calar! Ela deve ir do teto ao chão? E como fica como laterais?

O ideal é que a vista muito bem a abertura em questão, a cortina deve passar nas laterais e na parte superior pelo menos 15cm. Quanto ao chão, ele deve sim ir até o chão. Na verdade, as cortinas curtas são recomendas mais para o quarto das crianças, por uma questão de segurança.

Indo até o chão, uma cortina ganha um acabamento muito mais sofisticado, e ainda dá pra receber se ela acabe logo ao tocar o piso ou que se arraste um pouco, isso você decide. Porém se tiver muita movimentação é recomendado que não arraste.

Além de sabre a medida é mais importante ainda medir corretiva, um conselho: meça duas vezes. Se você não se sente seguro para instalar a sua cortina saiba que aqui nas Lojas Santa Helena nós fazer tudo pra você, tiramos a medida, confeccionamos e instalamos do jeitinho que você desejar.

Ficou interessado nas cortinas da Santa Helena? Então clique aqui no botão do WhatsApp e um vendedor vai atender você.

Voltar