Acompanhe nossas dicas, novidades e notícias!
Sempre que é preciso comprar um móvel novo, a dúvida surge? Qual a diferença entre o MDF e o MDP?
Ambos são materiais similares utilizado na produção de móveis, seja para o varejo ou para móveis sob medida. Agora vamos entender como é feito cada um e suas diferenças.
MDF: a sigla vem do inglês e significa: chapa de fibra de madeira de média densidade.

O MDF é feito de pó de madeira prensada, geralmente utilizado pinus e eucalipto. O pó é aglutinado com resina sintética formando painéis uniformes e sem orientação das fibras, podendo ser cortados em qualquer sentido sem comprometer a superfície lisa.
Como não existe limitação de corte, o MDF oferece mais possibilidade no design do móvel, permitindo uma maior riqueza de contornos e detalhes, além de ser uma melhor opção para a aplicação de tintas e revestimentos.
MDP: Em português a sigla significa, painel de partículas de média densidade, que é produzido por meio de processos similares de fabricação e tecnologia do MDF. Este painel aglomerado é formado por partículas de madeira unidas com resinas sintéticas, com ajuda da temperatura e alta pressão.

O MDP é mais limitado por ser empregado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias pela dificuldade de usinagem do material.
Segundo os fabricantes de painéis, não existe painel melhor ou pior, mas diferenças técnicas determinam as possibilidades de aplicação.
No entanto a falta de aproveitamento do MDP, é compensado pelo custo, que chega a ser 10% a 30% mais barato se comparado ao MDF.
Agora que já entendemos como é feito e suas aplicações, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de um móvel com cada material.
Vantagens e desvantagens do MDF
Quando comparado a madeira maciça, o preço do MDF é mais baixo e o fato de ele ser feito de pinus ou eucalipto reciclado, sendo, portanto, ecologicamente correto.
O MDF é fácil de pintar e, graças à sua superfície lisa, é fácil fazer a fixação de acabamentos laminados. Além disso, é uma madeira tratada para evitar pragas, como os temidos cupins.
Outra vantagem é que o MDF não expande, diferente da madeira maciça, que é “viva” e “trabalha” conforme a temperatura ambiente. Resistente e homogêneo, o MDF é consistente em termos de tamanho e espessura.
Agora falando em desvantagens, o MDF não pode ser exposto à água, sob risco de inchar e danificar e a resina sintética utilizada na fabricação torna o material mais pesado.
Quais as vantagens e desvantagens do MDP?
Para o MDP podemos destacar a sua resistência, pois suporta mais peso do que o MDF e não empena com facilidade. Ele também é mais resistente à água e à umidade, podendo ser usado em móveis de banheiro e cozinha e seu preço é mais barato do que o MDF.
Dentre as desvantagens, ele não oferece a mesma resistência que a madeira maciça.
Qual é o melhor material: MDP ou MDF?
Como você viu, aos os materiais tem suas particularidades, inclusive a madeira maciça por seu alto custo pode limitar o seu projeto de móveis.

Ambos os materiais, MDF e MDP podem sem aplicados no mesmo projeto. Antigamente o MDP era comparado com o aglomerado, mas o material de hoje não tem nada se semelhante ao aglomerado. O MDP é um material muito bom para se fazer portas, por exemplo, porque ele empena menos do que o MDF. O MDP suporta uma carga maior, embora seja mais leve. Já o MDF pode oferecer maior aproveitamento, ambos são materiais muito bons.
Prefira o MDF para uso em painéis, móveis de cozinhas, berços, roupeiros e qualquer móvel com detalhes usinados.
Utilize o MDP em móveis retilíneos, que não necessitam de processos de usinagem, nem requerem resistência mecânica, como armários, estantes, balcões e mesas. A grande limitação de ambos está no contato com a água, mas dificilmente isso irá ocorrer, e se ocorrer seque rápido. Para a limpeza passe um paninho úmido e não use produtos de ação forte.
Outro cuidado é com o manuseio de objeto sobre eles, apesar de ser um material forte e de muita durabilidade, eles podem riscar e arranhar.
Esperamos ter solucionado as suas dúvidas! Nas lojas Santa Helena você pode sempre questionar o vendedor e verificar qual o material é utilizado em cada móvel e tomar a melhor decisão na hora da compra.
Voltar